Psicomotricidade

A Psicomotricidade é a área do conhecimento transdisciplinar que estuda o ser humano através do seu corpo em movimento, na relação entre as funções psíquicas e a motricidade. Baseada numa visão global do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, socio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, de forma a promover a intencionalidade do gesto. O foco da intervenção centra-se na promoção da capacidade do indivíduo agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo.

As competências do Psicomotricista são:

  • Avaliação e diagnóstico do perfil e desenvolvimento psicomotor;
  • Domínio de modelos e técnicas de habilitação e reabilitação psicomotora em populações especiais ou de risco;
  • Prescrição, planeamento, avaliação, implementação e reavaliação de programas de educação, reeducação e terapia psicomotora, de acessibilidade e autonomia pessoal ou de atividade física adaptada.

A intervenção psicomotora consiste numa reeducação ou terapia de mediação corporal e expressiva, na qual o psicomotricista estuda e intervém na expressão motora inadequada ou inadaptada em diversas situações, geralmente ligadas a problemas de desenvolvimento e de maturação psicomotora, de comportamento, de aprendizagem e de âmbito psico-afetivo. Tem como objectivos melhorar as competências psicomotoras (tonicidade, equilíbrio estático e dinâmico, noção do corpo, lateralidade, estruturação no espaço e no tempo e motricidade global e fina) da criança ou do adolescente. A intervenção psicomotora promove ainda a perceção e a consciencialização corporal, a expressão dos afetos e emoções, a autorregulação do comportamento, as competências sociais, o reforço da identidade e a adaptação aos contextos relacionais de forma segura e confiante.

 

Contactos

Saber da Mente 938455669 geral@saberdamente.pt